PET PESQUISA
O petiano, sob a orientação de um professor, desenvolve pesquisas nas mais diversas áreas da Zootecnia. Apresenta um plano de pesquisa, com duração de um ano, e relatórios parciais (6 meses) e finais (12 meses) e publicação de pelo menos um trabalho científico.
COMITIVA DA CIÊNCIA
Para interação do grupo e melhor entendimento das atividades de pesquisa desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários, todos petianos apresentarão relatórios parciais e finais em reuniões do grupo.
AFINAL, QUEM SOMOS NÓS?
Pesquisa anual que possibilita o conhecimento do perfil e das dificuldades e expectativas dos acadêmicos ingressantes no curso de Zootecnia da UFMS, por meio da aplicação de questionários pelo grupo, sob orientação da tutora. Tais resultados são compilados e apresentados em reunião do colegiado do curso e também possibilitam um diagnóstico para proposição de novas ações do PET Zootecnia, com objetivo de subsidiar melhorias ao curso.
PRATICANDO INGLÊS
Atividade semestral com leitura e tradução de artigos científicos relacionados à Zootecnia.
MOSTRA FAMEZ
Evento científico com apresentação de trabalhos na área de Zootecnia, aprovados por comissão científica e publicados em anais do evento. Atividade aberta à comunidade acadêmica.
PROJETO AMBIENTAL:
DESTINAÇÃO CORRETA DE DEJETOS SÓLIDOS DA PRODUÇÃO ANIMAL
O grupo PET ZOOTECNIA UFMS implantará um sistema de compostagem na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, FAMEZ/Fazenda Escola, para destinação adequada de dejetos oriundos da produção animal. Após a implantação e domínio total das técnicas de compostagem, os petianos desenvolverão cursos teórico-práticos de capacitação quanto à compostagem, higiene e profilaxia na ordenha, criação de frango tipo caipira, manejo de solo e pastagens, controle zootécnico e administração rural, com intuito de apresentá-los a grupos de produtores rurais e em assentamentos, além de auxiliar os mesmos na implantação do projeto.